Se você perguntasse a uma pessoa de TI se a tecnologia ECM (Enterprise Content Management) é boa, eu aposto que ele ou ela iria dizer não, e possivelmente, revirariam os olhos. ECM é uma típica tecnologia necessária ao negócio, cuja funcionalidade tem aumentado ao longo dos anos, mas nunca foi uma tecnologia fácil de se usar. No final dos anos 80 ele era conhecido como "gestão de documentos" e baseava-se em torno de uma estrutura de pasta de arquivo, que, embora útil, não era eficiente.
Em seguida foi criada a definição ampliada multi-departamental, para incluir a gestão de conteúdos aos registros de processo e de gestão e negócios de gerenciamento ainda com base em uma estrutura de pasta nada eficiente. Hoje, muitos na biz tecnologia definem ECM como "gerenciar e assegurar toda a informação organizacional." - Importante, sim, legal? Não muito.
E se, simplesmente jogou fora uma premissa fundamental de todas essas definições? O se esta premissa mudasse a maneira com o software ECM opera, invés de ser baseado em "onde" o documento está armazenado (a estrutura de pastas), para o que é.
O que isso mudaria?
Mudaria tudo... Porque mudando a forma como o ECM é abordado, estamos mudando a maneira como o mundo gere as informações.
Fomos pioneiros em alavancar metadados para conduzir todos os aspectos da gestão da informação, não apenas os documentos ou objetos que não sejam documentos, como nós os chamamos, "objetos de negócios essenciais", tais como clientes, contas, contatos, projetos, casos, reivindicações e literalmente qualquer outra "coisa" que uma empresa precisa para organizar e processar.
Os não-documentos (objetos de negócios essenciais) no M-Files são suportados por todas as mesmas características como sendo documentos, tais como históricos de versões, permissões, check-in / check-out, workflow, colaboração, trilhas de auditoria, etc.
Usando a abordagem baseada em metadados M-Files, o usuário não fica amarrado a localização do documento. O que nós fizemos na M-Files é derrubar esses muros. Nós estamos fazendo a pergunta, "o que é", mais isso não importa?" Nós estamos propondo a resposta, "o que importa é, o que "o conteúdo é." Pense nisso, quando você está procurando um documento, a taxonomia do seu cérebro funciona baseado no "o quê é."
Recentemente eu estava discutindo com um de nossos clientes "Technopolis", eles já dobraram de tamanho nos últimos cinco anos. E isso é ótimo, porem causa desafios de gerenciamento de informações dobrados. Com uma equipe geograficamente dispersa em operações internacionais, que precisavam deixar a sua documentação disponível para o pessoal e parceiros de qualquer lugar e em qualquer momento, e simultaneamente garantir que todos estão trabalhando com a versão mais recente de seus documentos e outras informações. Bem, M-Files resolveu seu problema, tornando a informação um ativo, como deveria ser, é que enquanto a premissa sobre a qual baseamos a nossa abordagem de gerenciamento de informações é fácil os problemas de gerenciamento dos clientes acaba.